sexta-feira, 15 de abril de 2011

Sem discernimento há sofrimento!

       Como tomar decisões sábias? Creio que seja uma pergunta muito relevante em todos os momentos da nossa vida, porque afinal nossa vida é formada por decisões diárias. Antes de haver pecado no mundo, o discernimento já estava lá presente, porque era necessário ao homem saber separar (discernir) o que devia comer e o que não devia comer mediante a ordem de Deus. Infelizmente decidimos pelo caminho que mais brilhou aos nossos olhos, o “ser igual a Deus”, sem saber que as conseqüências seriam catastróficas: pecado, separação de Deus, dores de parto, trabalho e expulsão do Jardim do Éden. E assim acontece quando há falta de discernimento nas nossas vidas, não conseguimos separar o que é correto do que é errado e as conseqüências são catastróficas.

       Convido você então a uma viagem muito louca que eu fiz pela Bíblia e que me ensinou de forma clara e objetiva sobre um princípio espiritual tão sério e importante. A postagem é grande, mas você vai ficar por dentro de muitos assuntos da Bíblia. Vamos voltar muitos anos atrás e de uma forma simples entender o que aconteceu com o templo do Senhor durante muitos anos. E logo depois vamos nos fixar num determinado acontecimento que vai deixar muito claro pra nós essa verdade espiritual importantíssima, o discernimento. Bora?

       A reflexão que quero fazer aqui tem tudo a ver com a reconstrução do templo em Jerusalém. Só para te situar um pouco na história, esse templo foi anunciado por Deus a Davi, mas quem estaria apto a construir seria Salomão, seu filho (porque Davi era homem de guerra). Salomão no terceiro ano do seu reinado, com o planejamento de construção que tinha recebido do seu pai Davi (I Cr 28:11 a 19), começa a construir o templo e então no ano de 959 a.C. ele fica pronto. Utensílios valiosos são colocados no templo e passam a fazer parte do tesouro do Senhor.

linhatempo

       No ano de 605 a.C, acontece o que é relatado no comecinho do livro de Daniel foi a primeira invasão Babilônica à Jerusalém, e foi nessa época que o rei Nabucodonosor (da Babilônia) mandou trazer uns jovens com as características necessárias pra servir ele (Daniel era um deles), junto com isso, alguns dos utensílios que estavam na casa de Deus foram pegos pra serem colocados na casa do deus dele. Depois disso a Babilônia faz uma visitinha a Jerusalém em 597 a.C.. Nabucodonosor levou um monte de gente importante com ele, deixou só os mais pobres, e pegou todos os tesouros do templo e do palácio e quebrou todos os objetos de ouro que Salomão tinha feito para ser usado no templo. (II Rs 24)

       Em 586 a.C. Nabucodonosor vai com tudo e dessa vez o bicho pega. Eles conquistaram Jerusalém, saquearam e destruíram completamente o templo. Tudo que tinha ficado de valor é então saqueado e levado pra Babilônia, parecia liquidação das casas Bahia. (II Rs 25:13 a 17)

       Mas Deus usa Ciro da Pérsia, que causou a queda da Babilônia em 539 a.C. (hehehehehe), para cumprir o seu plano, reconstruir o templo (Isaías 45). O templo fica pronto em 516 a.C.. Em 70 d.C ele é destruído pelos Romanos e hoje o que sobrou dele é o famoso muro das lamentações. Tem-se cogitado a reconstrução do que seria o terceiro templo. Cada vez mais as pessoas que moram naquela região têm falado sobre este assunto. E essa reconstrução tem tudo a ver com a volta de Cristo, mas isso é um outroooo assunto que tratamos outroooo dia.

       O período que vamos analisar é de 539 a.C até 516 a.C. na época em que Ciro já tinha feito a Babilônia cair e recebe uma ordem do próprio Deus para que a reconstrução do templo fosse iniciada. O livro que relata isso é o livro de Esdras, ele começa já falando sobre essas coisas.

linhatempo2

       O rei Ciro da Pérsia deixou BEM claro a todo mundo que ele tinha recebido uma ordem do próprio Deus para que o templo fosse reconstruído, e então manda a galera que era do povo de Israel pra Jerusalém. O mais legal de tudo é que na declaração dele, ele fala que os vizinhos tinham que ajudar na grana de quem tava voltando e em ofertas pro templo. Se você gosta de números, da uma olhadinha em Esdras 2:64 pra ver quantos voltaram e o que levaram.

       Maaaaasss, os inimigos ficaram com dor de cotovelo, e foram lá pagar uma de bom samaritano no local da reconstrução. Ofereceram ajuda, mas o chefe da reconstrução dispensou porque tinham que fazer exatamente como Ciro tinha ordenado (os israelitas deviam reconstruir). Não conseguiram se infiltrar, mas continuaram enchendo a paciência e atrapalhando. Até que então Dario assume a Pérsia, e a oposição se aproveitou dessa mudança pra tentar impedir a reconstrução.

       Mandaram uma carta pro Dario falando que esse povo era mau, que em tempos atrás tinham sido rebeldes e que se a reconstrução fosse realmente realizada haveria uma revolução. Eles não pagariam mais tributos, impostos e taxas. Que o rei iria perder completamente o domínio sobre eles.

       Dario então responde com outra cartinha falando que tinha dado uma procurada nos registros e viu mesmo que naquele lugar tinham ocorrido umas revoltas e que estava receoso em perder o controle sobre o povo. Então ele manda parar a construção até uma segunda ordem dele. Então os chatos foram lá pra Jerusalém levar a cartinha que tinham recebido do rei e mandaram parar a reconstrução, e então o povo de Israel parou!

       É nessa hora que acontece um negócio meio tenso. No comecinho do capítulo 5 de Esdras fala que Deus usou Ageu e Zacarias para falar com o povo sobre a atitude que tinham tomado. Pasme, que dura repreensão através do profeta Ageu. Se tiver oportunidade de ler o livro é bem curtinho, você vai ver as conseqüências que o povo estava sofrendo por causa da decisão de ter parado a reconstrução.

mensagem

       Parei então para pensar. Poxa vida, o povo não estava sendo correto? Eles estavam recebendo uma ordem do rei e a acatando. Foram submissos ao que o governo estava falando. Porque então tais conseqüências e essa repreensão?

       O grande segredo do que aconteceu aqui está na palavra discernimento. Foi o que faltou ao povo, pois na verdade quem tinha mandado reconstruir tinha sido o próprio Deus através de Ciro. O que aprendo com esse texto é que quando Deus nos manda fazer algo, nós devemos fazer realmente. E vou mais além, quando alguma ordem terrena, de qualquer pessoa que seja fere os princípios de Deus ou até mesmo contrariam uma ordem dada por Deus, nós que temos juízo temos que acatar o que Deus disse e o que Deus quer que façamos independentemente do que foi dito ou falado por quem quer que seja.

       Por exemplo: em alguns países falar de Jesus é proibido. E agora? Deus manda que falemos, então devemos ficar com o que Deus diz. Entrando um pouco mais na nossa realidade, em alguns lugares a mentira é algo normal, mas o que Deus diz sobre a mentira? Em outros lugares sonegar é algo muito comum, mas o que Deus diz sobre a integridade? Na facul é muito normal colar, mas o que Deus diz sobre a honestidade?

       Devemos sim obedecer as leis e todas as autoridades, tanto porque é Deus quem coloca cada autoridade sobre a nossa vida, mas é necessário que haja o discernimento para saber até quando essas leis e ordens ferirão os princípios e as ordens do Senhor. E nesses casos a minha oração é que Deus nos dê o discernimento a cada dia para que não precisemos passar as coisas que o povo de Israel passou (descritas em Ageu) para aprender que quando há esse choque, a palavra de Deus deve ser a primeira e a última nas nossas vidas, e que nem sempre o normal e o comum é o correto.

       Depois das palavras do profeta o povo de Israel atendeu o que Deus disse e novamente foram abençoados e Deus se alegrou completamente neles, o templo foi reconstruído e a vontade de Deus concretizada. Incrível que depois da atitude de voltar a reconstruir o templo, Deus moveu os palitinhos e Dario viu que realmente estava errado e que deveria deixar que o povo reconstruísse.

       Como obter então esse discernimento? O primeiro motivo pelo qual não o temos de forma expressiva é a falta de conhecimento da vontade de Deus, isso mesmo, falta de leitura Bíblica. Na Bíblia está expressa a vontade de Deus para todo o ser humano, e quando não conhecemos o que Deus quer de nós e fácil tomar decisões erradas.

“Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.”
Mateus 22:29

       O segundo é que não estamos ligados à verdadeira fonte de toda sabedoria. É de Deus que vem a verdadeira sabedoria, portanto é Deus quem dá a verdadeira sabedoria para que a gente possa discernir.

“Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada.” Tiago 1:5

       Que a leitura Bíblica e o “pedir” da sabedoria para Deus através da oração seja uma realidade diária em nossas vidas, para que assim alcancemos um coração sábio e que sabe discernir entre o certo e o errado. Lembrando sempre que o motivo da nossa vida é fazer o Senhor sorrir obedecendo a Ele em todas as coisas. E é claro, praticando cada dia os caminhos dEle, pois como em qualquer atividade que você for realizar na sua vida, sem prática não há o sucesso.

“Vocês nunca poderão comer alimento espiritual sólido, nem compreender as coisas mais profundas da palavra de Deus enquanto não se tornarem adultos e não aprenderem a distinguir o certo do errado por meio de constante exercício.” Hebreus 5:14 NTLH

3 comentários:

  1. Muito interessante.
    Parabéns!!! Sabias palavras.
    Que Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Adoreiii Will... =D

    Vc é sucesso fera! =D..
    Adoro ler seus posts, que Deus continue te abençoando e te dando cada vez mais inspiração para que possamos aprender um pouco mais e compartilhar com nossos irmãos!

    Beijos Will fique com Deus..

    ResponderExcluir

Um cristão pode ouvir música "mundana"?

Antes de definir se pode ou não pode, é importante definir o que seria "mundana". Entendo que "mundana" seja o tipo de...